Centro de Especialidades Médicas
CENTRO DE TRATAMENTO DA OBESIDADE E DIABETES 

 

 


– Avaliação médica e preparação com equipe multidisciplinar completa para cirurgia bariátrica, metabólica (diabetes) e outras cirurgias do aparelho digestivo;
– Equipamentos especializados;

– Consultas, exames, internação e cirurgias na própria Unidade Hospitalar.

RECEPÇÃO DO COSTA BARROS
Horário de atendimento: 08h às 18h seg a sexta  
(85) 3464-7254
 

 

 

Calcule o seu IMC aqui

No campo da altura coloque a medida em metros seguida de vírgula para os centímetros. Exemplo: 1,75
Para o peso coloque o número completo. Após o resultado consulte a tabela abaixo.

Curso de Javascript






SEU IMC:
CondiçãoIMC
Abaixo do peso Menor que 18,5
Normal Entre 18,6 e 24,9
Pouco acima do peso Entre 25 e 29,9
Acima do peso Entre 30 e 34,9
Obesidade grau II Entre 35 e 39,9
Obesidade grau III Acima de 40

 

Quando perder peso é ganhar vida

Num primeiro momento a dificuldade de entrar em uma roupa, de se sentir aceito. Num segundo momento o aparecimento de doenças crônicas ligadas à obesidade. A realidade é que perder peso traz benefícios reais capazes de transformar a vida de quem se vê com dificuldade em coisas simples como cruzar as pernas, acompanhar seu filho no parquinho ou aproveitar um dia de praia.

A conquista de um organismo equilibrado é um ganho de autonomia, de satisfação pessoal e de bem-estar, mas acima de tudo de saúde quando diminui os riscos de problemas como gordura no fígado (esteatose hepática), apnéia do sono, pedra na vesícula, refluxo, colesterol elevado, pressão alta e diabetes.

A melhora do estado geral da saúde também leva à melhora do sono, das dores crônicas, da imunidade, da pele, do cabelo, do intestino, da disposição e até de problemas psicológicos com a auto-imagem, tudo isso é percebido por quem vive essa transformação.

Mas o que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica engloba um grupo de operações que ajudam a perder peso fazendo alterações no seu sistema digestivo. As variações dos procedimentos estão em limitar o quanto você pode comer e beber de uma só vez, para que você se sinta satisfeito mais rapidamente, além de alterar parte do sistema digestivo interferindo na absorção de nutrientes e modificando a secreção de hormônios intestinais causando um sensação de saciedade e redução da fome.

Quem pode ser beneficiado pela bariátrica?

A indicação da cirurgia bariátrica considera as particularidades de cada indivíduo avaliando critérios como a idade, doenças associadas, o tempo de doença e o índice de massa corporal.

De modo geral, a cirurgia bariátrica é indicada às pessoas que não tiveram sucesso com outros tratamentos terapêuticos e tem um índice de massa corporal (IMC) entre 35 e 40kg/m2 com uma comordidade associada ou pacientes com IMC acima de 40kg/m2 mesmo sem comorbidades.

QUAIS OS TIPOS DE CIRURGIA:

Bypass Gástrico

Neste método é realizado o desvio de uma grande parte do estômago e uma pequena parte do intestino delgado. O Bypass reduz o estômago através de grampeamento, e isola parte do estômago reduzindo a câmara gástrica e acelerando a passagem do alimento para o intestino (bypass) agora em menor quantidade, estimulando hormônios gastrointestinais que aumentam a saciedade.

Gastrectomia vertical ou Sleeve

Esta cirurgia não mexe no intestino e tende a causar poucos problemas nutricionais. Ela faz a retirada de cerca de 80% do estômago buscando a restrição do volume alimentar a ser ingerido, além de retirar o fundo gástrico que produz Grelha o hormônio da fome.

Duodenal Switch

Esta é uma cirurgia mais invasiva feita em duas etapas: a primeira é a retirada de cerca de dois terços do estômago e depois um desvio intestinal ampliado, que reduz para um terço a área de absorção de nutrientes.

Esta cirurgia é a que apresenta a melhor resposta para o diabetes, no entanto, deve ser indicada em casos bem específicos por levar para casos de desnutrição no longo prazo, com perda de peso muito acentuada e deficiências nutricionais.

Cirurgia Metabólica

A cirurgia metabólica é uma intervenção no tubo digestivo que pode ser realizada pelo método bypass ou sleeve indicada para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e obesidade grau I, com IMC acima de 30kg/m2.

E é uma das indicações mais atualizada para quem não obteve o sucesso com o controle medicamentoso da glicemia e vem evoluindo com doses mais elevadas de hipoglicemiantes e até de insulina.

Minimamente invasivas, máxima preservação do organismo.

Cirurgiões capacitados e experientes e alta tecnologia nos centros cirúrgicos garantem a segurança no procedimento e a recuperação rápida do paciente. 

 

Menor tempo de internação

 

Menos dor no pós-operatório.

 

Menor sangramento.

Menor risco de infecção.

Corpo clínico:

– Dr. Paulo Campelo: Cirurgia Geral/Bariátrica
– Dr. Márcio Jucá: Cirurgia Geral/Bariátrica
– Dra. Magela Mourao: Cirurgia Geral/Bariátrica
– Dr. Doonon Franco: Psicólogo
–  Dr. Andressa Virna: Psicóloga

– Dra. Ellen Luz Caires: Endocrinologista
– Dra Camila Marques: Nutricionista
– Dra Andréa Benevides: Gastroenterologista
– Dr. Ciro Gauginski: Anestesiologista
– Dra. Ana Paula Mota: Endocrinologista

– Dr. Luís Carlos Belmino: Endocrinologista
– Dra. Whyllane Pinheiro: Nutricionista
– Dra Elisa Anjos: Nutricionista
– Dra Micheline Paiva: Pneumologista
– Dr Bruno Nobre – Educador Físico