Não consigo emagrecer: Saiba como reverter essa situação

  • 604 Views

 

Vários fatores interferem no processo de emagrecimento. E não é incomum as tentativas baseadas em dietas malucas que não consideram o acompanhamento de profissionais especializados no assunto, ou seja sem a orientação adequada pra obter sucesso no emagrecimento.

Com isso, é comum que as pessoas digam “Não consigo emagrecer” mas não sabem exatamente por que isso acontece e como mudar essa situação. As principais causas de não conseguir conquistar isso podem estar relacionadas a alguns fatores.

Se você deseja entender um pouco mais sobre o assunto, confira as informações que trouxemos a seguir:

Não consigo emagrecer: pode ser efeito platô?

Durante o processo de emagrecimento é comum que as maiores diferenças sejam observadas no início, principalmente nas primeiras semanas. Mas, conforme a quantidade de calorias é estabilizada e o corpo entra em equilíbrio, o processo fica mais lento e é comum que nesse momento as pessoas se perguntem: Não consigo emagrecer, o que fazer?

Quando a quantidade de calorias consumidas permanece a mesma por muito tempo, é necessário adaptar o nosso corpo a uma nova situação, ajustando a quantidade de calorias que a pessoa gasta com a quantidade que é consumida justamente para evitar o efeito platô.

O efeito platô também pode acontecer quando uma pessoa segue o mesmo plano alimentar  por um longo período de tempo, ou então quando faz uma dieta muito restrita, perdendo peso rapidamente e diminuindo o metabolismo.

Com isso, o efeito platô geralmente acontece depois de 6 meses do início da dieta com restrição de calorias, e por isso, é importante que o paciente esteja acompanhado de profissionais médicos a fim de evitar essa estagnação no processo de emagrecimento. Pois somente o médico vai poder prescrever medicamentos que poderão te ajudar nesse processo de perda de peso.

Como reverter essa situação?

Existem alguns hábitos que podem ser colocados em prática e que vão contribuir diretamente para a perda de peso. Acompanhe a seguir!

Mude seus hábitos alimentares

Como dissemos, fazer uma mesma dieta por um longo período de tempo pode ser o motivo pelo qual você permanece estagnado no seu peso. Isso porque o nosso organismo se acostuma com determinada quantidade de nutrientes e calorias que são ingeridos no dia.

Para que os processos metabólicos não sejam alterados, o corpo se adapta diminuindo o gasto de energia e desacelerando a queima de gordura.

Busque por acompanhamento multiprofissional

Existem muitos programas alimentares e de atividades físicas indicados por profissionais considerados ideais para a perda de peso, mas  muitas vezes parece ser mais simples fazer a dieta que está em alta no momento, principalmente por querer resultados mais rápidos.

Os resultados que as dietas da moda trazem não consideram as individualidades e não refletem de fato uma mudança no estilo de vida, e por isso, os resultados não são duradouros. O melhor caminho para fugir das dietas que levam ao efeito sanfona é procurar ajuda de profissionais.

O acompanhamento multiprofissional faz com que você consiga alcançar bons resultados. Os médicos podem solicitar exames para observar se existe algum problema de saúde ou hormonal que esteja impedindo o emagrecimento, o profissional de educação física pode fazer os treinos de acordo com os seus objetivos e o nutricionista vai montar a dieta adequada para as suas necessidades.

Pratique atividades físicas

A falta de atividades físicas também pode estar relacionada à dificuldade de emagrecimento. Isso porque, com os treinos é possível estimular o nosso corpo a gastar mais energia, e com isso, acelerar a perda de peso e diminuir os riscos do aparecimento do efeito platô.

O ideal é sempre praticar essas atividades com o acompanhamento de um profissional capacitado, garantindo que a execução dos exercícios sejam feitos da maneira correta e trabalhando gradativamente no fortalecimento dos músculos a fim de evitar lesões.

Busque equilíbrio nutricional

A refeição precisa ser encarada mais do que “a hora de comer”, mas sim como o momento de nutrir o organismo. Os alimentos precisam ser escolhidos de maneira balanceada, conforme os nutrientes que nosso organismo precisa.

Quando você restringe a quantidade de alimentos mas não consome os nutrientes necessários os resultados do processo de perda de peso não vão aparecer. Existem muitos alimentos que são grandes aliados nesse processo, aumentando a saciedade e garantindo nutrição ao corpo enquanto outros são verdadeiros sabotadores da perda de peso. A orientação profissional é essencial para esse esclarecimento e a correta indicação nutricional.

Aumente a ingestão de água

Outra maneira de conseguir passar pelo processo de emagrecimento é aumentando o consumo de água durante o dia.

A água é fundamental para que o nosso organismo funcione plenamente, fazendo com que os processos metabólicos aconteçam de forma adequada. Quando você consome água em pouca quantidade a sensação de fome é aumentada e a resistência à insulina também, favorecendo o acúmulo de gordura.

Evite pular refeições

O fato de pular refeições, principalmente o café da manhã, pode ser um prejudicial para quem quer emagrecer.

Durante o sono, o nosso corpo continua consumindo energia para que o organismo funcione normalmente.

Depois de muitas horas em jejum, o corpo precisa repor as energia pela manhã. Quando essa refeição é pulada, o organismo entende que não possui a energia que precisa para funcionar, e a queima de gordura é diminuída, fazendo com que os músculos sejam queimados para gerar energia.

Assim, nosso metabolismo acaba ficando mais lento, dificultando o processo de perda de peso. Quando você não come no café da manhã na próxima refeição seu corpo vai acumular um pouco para se “proteger” de um outro tempo prolongado de jejum. Com uma dieta adequada, é possível ter refeições nos horários certos, garantir bons resultados e ainda acelerar o metabolismo.

Não corte carboidratos da sua dieta

Os carboidratos são essenciais para o nosso organismo, e eles precisam estar presentes em duas ou três refeições do nosso dia. Isso porque eles fornecem a energia necessária para nossos músculos e cérebro trabalharem.

Você pode optar pelo consumo de carboidratos integrais para te ajudar no processo de emagrecimento, trazendo mais vitaminas e nutrientes para o seu corpo, além de garantir uma saciedade maior.

Não troque as refeições por sucos

Trocar ou substituir as principais refeições do dia por sucos não é a escolha mais adequada.

Os sucos podem sim fazer parte da sua alimentação, mas a combinação precisa ser feita entre sementes, frutas e vegetais, buscando os nutrientes mais importantes para que o organismo esteja em bom funcionamento.

Agora que você sabe o que pode estar atrapalhando o seu processo de emagrecimento, coloque essas dicas em prática. Não se esqueça de estar em acompanhamento com profissionais para te ajudar!

Acompanhe mais informações sobre o assunto no Blog São Camilo Fortaleza.