Vantagens de investir em uma cirurgia bariátrica

A obesidade é uma doença complexa que vai muito além do quesito força de vontade. Este problema crônico necessita de tratamento específico e de longo prazo, já que ignorar o problema pode levar à um conjunto de enfermidades graves.

Quando a perda de peso não é alcançada com os diferentes tratamentos disponíveis, a cirurgia bariátrica pode ser indicada para ajudar na perda de peso e na melhora global da saúde.

Entretanto, é importante salientar que apesar da cirurgia bariátrica oferecer resultados rápidos, para que eles perdurem, é preciso ter determinação e seguir comprometido com as orientações do cirurgião e da equipe multidisciplinar envolvida no pós-cirúrgico. 

Portanto, se você enfrenta a obesidade grau 3 e deseja vivenciar uma rotina mais saudável, priorizando a saúde, a cirurgia bariátrica pode ser uma alternativa pra você.

Elaboramos o texto abaixo para abordar os tipos de cirurgia bariátrica disponíveis no Brasil, os benefícios ofertados por cada modalidade, os principais riscos e como você pode se preparar para esse procedimento. Prossiga com o texto e boa leitura!

O que é Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica refere-se a uma série de cirurgias de perda de peso que tornam o estômago menor para que você possa comer menos alimentos e sentir-se saciado mais rapidamente.

Desse modo, a cirurgia bariátrica ajudará você a comer menos calorias, mas ainda assim obter todos os nutrientes e vitaminas que precisa. Esse procedimento é um tratamento de último recurso para pessoas com obesidade cujo problema não pôde ser controlado com dieta, exercício e medicação.

Existem dois tipos principais de cirurgia para obesidade: bypass gástrico e gastrectomia vertical. Ambos os procedimentos tornam o estômago menor, o que significa que as pessoas só podem comer pequenas quantidades de cada vez.

Na gastrectomia vertical o procedimento também altera o intestino, deixando o caminho do alimento mais curto, tornando a digestão mais rápida. O primeiro tipo é o bypass gástrico. Nesta cirurgia, o cirurgião faz o grampeamento e corte do estômago, dividindo-o em duas partes.

Dessa forma, quando o paciente come, o alimento não é conduzido para a parte inferior do estômago, evitando que ele não se sinta completamente saciado. O segundo tipo é a gastrectomia vertical. Nesta cirurgia, o cirurgião retira a maior parte do estômago, incluindo aquela que produz o hormônio Grelina, responsável por causar a fome.

Não há perda do intestino, pois ele permanece intacto, sendo possível que o paciente continue a ter os nutrientes absorvidos de modo normal pelo órgão.

Tipos de Cirurgia Bariátrica no Brasil

Bypass gástrico

Este é o tipo mais comum de cirurgia bariátrica, levando o paciente a perder cerca de 40% do seu peso. O cirurgião utiliza um aparelho, responsável por grampear e cortar o estômago em duas partes.

A menor porção, por onde o alimento passa, é unificada com o intestino, e a maior parte, ao ficar isolada, continua com todas as terminações e funcionando da mesma forma, mas sem receber nenhum tipo de alimento.

Em contrapartida, a produção de suco gástrico pela parte isolada continua normal, sem nenhuma alteração. Isso tudo ocorre por conta do desvio do intestino, com a divisão das extremidades superiores.

Gastrectomia vertical

Esta cirurgia remove cerca de 70% do estômago e transforma o que resta em um tubo estreito. Você se sentirá saciado mais rapidamente e precisará de menos calorias para se manter saudável.

É geralmente usada como último recurso para pessoas cuja cirurgia para perda de peso falhou. Após o procedimento, é comum que o paciente perca de 30 a 40% do peso verificado inicialmente.

Banda Gástrica Ajustável

Conhecido por não promover nenhum tipo de corte no estômago, este procedimento consiste na inserção de uma cinta na parte superior do estômago. Ela fica responsável por diminuir a passagem de alimento, provocando a sensação de saciedade.

Derivação Biliopancreática Duodenal Switch

É considerado como o tipo de cirurgia bariátrica mais eficaz para a perda de peso. São aplicadas, no paciente, as técnicas de restrição e disabsorção, desviando parte do intestino e diminuindo uma parcela considerável do tamanho do estômago.

Benefícios da Cirurgia Bariátrica

Perda de peso

Por ser uma das causas mais recorrentes para o desenvolvimento de problemas de saúde, a obesidade é uma questão de preocupação mundial, já que contribui diretamente para o surgimento de situações graves, como câncer, derrames, ataques cardíacos e diabetes.

Desse modo, a aplicação da cirurgia bariátrica ajuda os pacientes a voltar a ter controle sobre o próprio peso, levando-os a perder os quilos extras e facilitando a adoção de um novo estilo de vida. Ao reduzir o tamanho do estômago, a cirurgia acelera a saciedade do indivíduo, e evita que ele perca o controle em relação à própria alimentação.

Melhor controle do diabetes

Pessoas com diabetes tipo 2 têm níveis altos de açúcar no sangue porque o corpo não produz insulina suficiente ou não a usa adequadamente. Os tipos de cirurgia bariátrica podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a necessidade de insulina em pessoas com esse tipo de diabetes.

Melhora da pressão arterial

Pessoas com pressão alta possuem sangue mais grosso e que não flui facilmente através das artérias. A pressão sanguínea é medida em dois números: a pressão sistólica que é a quantidade de força que seu sangue exerce sobre as paredes de suas artérias quando seu coração bate. E a pressão diastólica, que é a quantidade de força que seu sangue exerce sobre as paredes de suas artérias quando seu coração está em repouso. A cirurgia bariátrica pode ajudar a baixar a pressão arterial, mas não é uma cura para a pressão arterial alta.

Riscos da Cirurgia Bariátrica

Os riscos da cirurgia bariátrica variam de acordo com o tipo de procedimento, sua saúde, e outros fatores. Os riscos mais comuns são o aparecimento de coágulos de sangue, infecção, diarréia, vômitos e deficiências nutricionais.

Desse modo, também podem surgir fatores como desnutrição e úlceras. Algumas pessoas sentem a recuperação de peso após alguns anos. Dependendo do tipo de cirurgia, os pacientes também podem desenvolver efeitos colaterais a longo prazo.

Exigências e recomendações pré-cirúrgicas

Você deve ter pelo menos 18 anos de idade e ser capaz de tomar decisões informadas sobre sua saúde e cirurgia. Também é preciso cumprir certas diretrizes de saúde, como ter um IMC de 40 ou superior.

Assim sendo, um IMC de 35 com uma condição de saúde relacionada com diabetes ou apnéia do sono, ou um IMC de 35 com duas, ou mais condições de saúde associadas também são considerados. Seu médico irá revisar estas diretrizes com você antes de indicar a cirurgia.

É importante que você tenha um plano para mudar seus hábitos alimentares e se exercitar regularmente. Uma das melhores maneiras de garantir resultados a longo prazo é fazer mudanças no estilo de vida antes do procedimento.

Conclusão

A cirurgia bariátrica é uma decisão séria e deve ser considerada como um último recurso se você tiver tentado e falhado em perder peso através de dietas e exercícios. É importante considerar todos os riscos potenciais, os efeitos a longo prazo e como isso afetará seu estilo de vida antes de tomar uma decisão final.

Se você quiser saber mais sobre a cirurgia bariátrica e tirar todas as suas dúvidas, participe da Semana da Bariátrica, uma série de lives com os profissionais do Centro de Tratamento da Obesidade e Diabetes do Hospital São Camilo Fortaleza. Clique aqui e se inscreva.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de acessar nossas matérias e, também, baixar nossos e-books para saber como promover melhoras em sua saúde! Acesse o nosso Blog.

plugins premium WordPress