Teste do pezinho

teste do pezinho

Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente o teste é aplicado em cerca de 2,4 milhões de bebês. 

A Triagem Neonatal, popularmente conhecida como Teste do Pezinho é um exame realizado a partir de gotinhas de sangue do pé dos recém-nascidos. 

É um exame obrigatório no Brasil e um dos primeiros realizados logo nos primeiros dias de vida. Ele busca detectar problemas de ordem genética e metabólica, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, permitindo assim o tratamento adequado a fim de evitar deficiências intelectuais e prejuízos na qualidade de vida da criança.

O teste com coleta laboratorial simples e deve ser realizado preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê para propiciar o início imediato do tratamento. 

Variações do teste do pezinho

Existem diferentes tipos de testes do pezinho, a principal variável entre eles se relaciona ao número de patologias investigadas. O teste gratuito oferecido pelo SUS oferece a triagem mínima englobando 6 doenças. Mas na rede privada existem outras opções que detectam diferentes doenças metabólicas, infecciosas, genéticas e imunológicas.

As versões existentes investigam 30, 33, 38, 60 ou até mesmo mais de 100 doenças. Este exame é de suma importância e tem capacidade de modificar para sempre a vida do recém nascido, uma vez que detecta doenças graves que podem mesmo levar a óbito.

Acaso a criança apresente algum resultado alterado, exames complementares são realizados para confirmar ou excluir, já que alguns resultados alterados não significam que o recém-nascido tenha mesmo alguma doença.

Apesar dos testes de triagem terem alta sensibilidade, a precisão dos testes sofre interferências de diversos fatores, assim, resultados falsos positivos ou falsos negativos podem acontecer. Crianças que apresentam alguma patologia podem não ser indicadas no teste.

plugins premium WordPress