Lanches práticos e saudáveis para volta às aulas!

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O que não pode faltar na lancheira?

Confira as nossas dicas de lanches práticos e saudáveis para volta às aulas!

Primeiro, leve em conta o período em que a criança estuda (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de ir à escola (café da manhã ou almoço).

Depois, certifique-se de que esteja mandando dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar: Uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais) e um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais), além de 1 bebida para hidratar (água, água de coco ou suco natural).

Preparando a lancheira

Se for uma lancheira térmica, deixe-a dentro da geladeira na noite anterior, assim a bolsa conserva a temperatura dos alimentos por mais tempo. Higienize a lancheira diariamente, assim, evitamos acúmulo de restos de comida e odores desagradáveis. É importante envolver seu filho no processo de montagem da lancheira, peça sua opinião e ajuda para despertar o interesse pela alimentação saudável e balanceada.

As frutas da estação possuem menos agrotóxicos e costumam ser mais baratas. Prefira as que possam ser consumidas com casca ou fáceis de descascar (como banana), pois a maioria delas perde vitaminas e oxida (fica com aparência escura) quando cortadas. Frutas e legumes são importantes por serem nutritivos e suas cores deixam o lanche mais atrativo e divertido.

Para variar as opções de bebidas, água mineral fresquinha ajuda a criar o hábito de beber bastante água ao longo do dia e, água de coco pode ser boa uma alternativa ao invés dos sucos. O ideal é preparar o suco natural na hora de sair de casa. Na falta de tempo para preparar, uma dica é congelar o líquido em forminhas de gelo e, ao organizar a lancheira, colocar os cubos na garrafa térmica da criança. A bebida irá descongelar aos poucos até a hora do lanche. O suco pode ficar armazenado por meses dentro do freezer.

Por uma questão de higiene e saúde alimentar, faça questão de enviar o lanche dentro da lancheira, deixando os alimentos longe dos outros materiais que a criança for levar para a escola. Envolva o sanduíche em papel filme ou alumínio, protegendo e evitando que o aroma do mesmo não interfira no gosto da fruta. As frutas, devem ser enviadas já lavadas e secas. Deixe os alimentos bem acondicionados para que não saiam do lugar até chegar à escola.

Ao escolher os alimentos, prefira pães, bolos ou biscoitos integrais, multigrãos, de arroz ou de milho ao invés de pães brancos, bisnaguinhas, bolachas recheadas e salgadinhos. Frutas naturais (in natura) ao invés das secas e desidratadas. Suco natural ao invés dos de caixinha, refrigerantes ou achocolatados. Os produtos industrializados são ricos em açúcares, gorduras e conservantes e com pouquíssimo valor nutricional.

Considerando sempre a combinação: Fruta ou Legume + Carboidrato + Proteína + Bebida. Vejas as dicas de lanches práticos e saudáveis para volta às aulas:

  1. Goiaba Picadinha + Pãozinho de Leite + Cream Cheese + Suco Uva Natural;
  2. Morango + Uva + Bolo de cenoura caseiro + Queijo Processado + Suco de Abacaxi com Hortelã;
  3. Tomatinhos Cereja + Pão integral com geléia natural + Ovinhos de Codorna com Azeite + Suco Acerola;
  4. Manga picadinha + Bisnaguinha integral + Queijo magro (amarelo light, minas ou ricota) + 250 ml de Água Mineral;
  5. Maçã + Uma porção de bolacha integral + Requeijão + 250 ml de Água de coco;
  6. Pêra + Fatia de bolo integral + Ovo Cozido + 250 ml de Suco de Manga;
  7. Banana + Cereal integral + Iogurte natural + 250 ml de Água Mineral;
  8. Potinho com Milho Cozido Debulhado + cubinhos de Queijo coalho + 250 ml de Suco de Maçã;
  9. Tomate Cereja (temperado com uma pitada de sal, azeite e orégano) + Barra de nuts (sem chocolate) + Queijo Mussarela + Suchá Natural Gelado;
  10. Palitos de Cenouras + Biscoito de polvilho + Patê Caseiro + Suco de Maracujá;
  11. Mamão e melão em palitinhos + Bolo de banana caseiro + Cubinhos de Ricota temperada + Leite com cacau 30%;
  12. Bananinha sem açúcar + Cookie caseiro + 1 porção de nozes (ou qualquer nuts) + Suco de Melancia;
  13. Morangos e uvas + Pão de queijo caseiro + Cream Cheese + Suco de Abacaxi;
  14. Manga cortada em formatos divertidos + Uva passa + Barquinho de tapioca + Patê + Suco de Melão;
  15. Melancia em bolinhas (use um boleador) + Quadradinhos de pão integral torrado com azeite de oliva e orégano + Leite Vegetal Caseiro (amêndoas, inhame ou coco) batido com morango e banana (banana deixa docinho e não precisa de açúcar);
  16. Melão em bolinhas (use um boleador) + Tapioca com queijo branco e geléia de frutas + Suco de Uva;
  17. Palitinhos de Pepino e Cenoura + Uvas + Pãozinho caseiro com banana e cream cheese + Chá Natural Gelado;
  18. Salada de frutas + Cereal Integral + Iogurte de garrafinha + Água Mineral;
  19. Maçã + Fatia de bolo caseiro de milho + 1 Queijo processado + Suco de Mamão com Laranja;
  20. Banana cortadinha em formatos divertidos + Granola + Iogurte de garrafinha + Água Mineral;
  21. Mexerica ou Tangerina + 4 Cookies integrais + Rolinho de queijo + Água de coco;
  22. Kiwi picadinho + Pão integral de forma + Creme de ricota + Suco de acerola;
  23. Tomatinhos Cereja e Uvas + Fatia de bolo de maçã com aveia e castanhas + Queijo Branco em Cubinhos + Suco de Goiaba;
  24. Cenourinhas baby + Uvas + Pão de Queijo Caseiro + Patê + Água de coco;
  25. Morangos + 4 Cookies integrais + Ricota em cubos com azeite e orégano + Suco de Melancia;
  26. Manga picada + 1 Bisnaguinha integral com geléia + Ovinhos de Codorna + Suco de Uva;
  27. Palitinhos de Pepino + Tomatinhos Cereja + Biscoito de arroz com creme de queijo + Chá Natural Gelado;
  28. Melancia em formatos divertidos + Torradinhas integrais + Queijo branco + Suco de Melão;
  29. Goiaba Picadinha + Pipoca sem manteiga + Queijo Processado + Água de Coco;
  30. Banana + Cereais + Mel + Leite Fermentado (yacult).

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