Como cuidar da saúde mental

Como cuidar da saúde mentalO estresse e a ansiedade já são queixas tão comuns que desprezamos o impacto negativo que eles tem sobre nossa vida e nossa saúde. Sem perceber vamos acumulando sintomas e tensões emocionais sistematicamente. Há sempre outras prioridades e esquecemos de cuidar de nós mesmos, das nossas emoções e da nossa saúde mental.

Uma combinação de práticas, hábitos e comportamentos é capaz de manter seu corpo e mente em equilíbrio. Veja estas dicas.

10 passos para cuidar da saúde mental

Pratique atividade física – 30 minutos de exercício físico por dia mantém a oxigenação do cérebro em dia, elimina toxinas e favorece a produção de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar, e estimula a liberação da dopamina, o hormônio da felicidade.

Alimente-se bem – O organismo entende as emoções negativas como uma ameaça ao seu bem-estar e como consequência produz substâncias que desequilibram o seu funcionamento levando ao aumento da pressão arterial, da produção de uréia, dos níveis de gorduras no sangue, piora de lesões no estômago, queda na imunidade, aumento do peso, etc. Uma alimentação adequada é capaz de liberar hormônios e neurotransmissores responsáveis por regular nosso metabolismo, produzir estados emocionais de prazer e alegria.

Tenha relacionamentos saudáveis – Nutrir boas relações é essencial para a saúde mental. As relações sociais são tão importantes para a saúde quanto os exercícios, as interações com outras pessoas protegem mais a saúde do que parar de fumar ou perder peso.

Durma bem – A privação de sono ou a má qualidade prejudicam o funcionamento do organismo, em especial do cérebro. 

Mantenha uma rotina – Manter uma rotina reduz o estresse. O cérebro gasta menos energia e a mente relaxa mais quando temos a maior parte dos afazeres sob controle.

Tenha mais pensamentos positivos: 

  • Seja grato;
  • Pratique o auto elogio todos os dias;
  • Não pense em problemas o tempo todo;
  • Aprenda a dizer não; 
  • Fale dos seus sentimentos com alguém em quem confia;
  • Seja gentil consigo mesmo;
  • Aceite as mudanças;
  • Aprenda a interpretar as críticas;
  • Fique atento aos seus pensamentos e
  • Aceite que ninguém é feliz o tempo todo.

Faça atividades prazerosas – Diariamente reserve um tempo para fazer algo que te dê prazer. Seja cantar, dançar, ler ou algum outro hobbie que te conecte consigo mesmo.

Inclua na sua vida práticas mente/corpo – A meditação é uma prática que nos mantém presentes, conscientes e calmos mesmo sobre pressão. Com a meditação, o Yoga, o tai-chi, a meditação mindfulness aprendemos a controlar nossos pensamentos, elas trazem o estado de consciência sobre o que está acontecendo no momento. A mente fica no agora, nem no passado, nem no futuro.

Desconecte – O uso exagerado das redes sociais consome nosso tempo, piora a qualidade de sono e induz a uma perspectiva mais negativa sobre nossa qualidade de vida.

Procure ajuda profissional – ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações procure ajuda profissional.

plugins premium WordPress