Pronto-atendimento para casos suspeitos de AVC

 

O atendimento de emergência no pronto-atendimento para casos de AVC deve ser feito de maneira rápida, bem estruturado e objetivo. O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame cerebral, é uma condição médica grave que pode levar à morte ou a graves sequelas em poucos minutos.

Ao chegar ao pronto-atendimento com suspeita de acidente vascular cerebral, o paciente é imediatamente avaliado por uma equipe médica especializada que inclui médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. A avaliação inclui testes de diagnóstico, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para identificar a localização e a extensão da lesão cerebral.

A equipe médica também administra medicamentos específicos, como trombolíticos, para dissolver coágulos sanguíneos que possam estar obstruindo o fluxo de sangue para o cérebro. Nos casos em que atinge um grande vaso cerebral, uma neurointervenção pode ser necessária para remoção mecânica do trombo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o início do tratamento, menores as chances de o paciente apresentar sequelas. Por isso, nos casos suspeitos, o protocolo é rígido e os exames de laboratório e a tomografia de crânio são realizados com metas de tempo visando reduzir os danos permanentes.

No ano de 2020, segundo dados do SIM – Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde – DATASUS, mostraram 99.010 mortes por AVC no Brasil 

10 fatores de risco para um AVC:

  1. Idade avançada: o risco de ter um AVC aumenta com a idade.
  2. Histórico familiar: pessoas cujos parentes próximos tenham tido AVC têm maior risco de ter um.
  3. Hipertensão arterial: a pressão arterial elevada é o fator de risco mais comum para AVC.
  4. Tabagismo: fumar aumenta o risco de AVC devido ao aumento da pressão arterial e da coagulação sanguínea.
  5. Diabetes: o diabetes aumenta o risco de AVC e complicações relacionadas.
  6. Colesterol alto: níveis elevados de colesterol aumentam o risco de formação de placas de gordura nas artérias, o que pode levar a um AVC.
  7. Obesidade: o excesso de peso aumenta o risco de hipertensão arterial, diabetes e outros fatores de risco para AVC.
  8. Sedentarismo: falta de atividade física aumenta o risco de AVC e outras doenças cardiovasculares.
  9. Consumo excessivo de álcool: o consumo excessivo de álcool pode aumentar a pressão arterial e prejudicar a saúde do coração.
  10. Estresse: o estresse crônico pode aumentar a pressão arterial e outros fatores de risco para AVC.

Ter um ou mais desses fatores de risco não significa necessariamente que a pessoa sofrerá um AVC, mas é um indicativo de risco aumentado. A boa notícia é que ao controlar esses fatores de risco também se reduz a probabilidade de sofrer um episódio desses. Existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

PREVENÇÃO

  1. Não fumar;
  2. Não consumir álcool;
  3. Não fazer uso de drogas ilícitas;
  4. Manter alimentação saudável;
  5. Manter o peso ideal;
  6. Beber bastante água;
  7. Praticar atividades físicas regularmente;
  8. Manter a pressão sob controle;
  9. Manter a glicose sob controle.

Em resumo, o atendimento de emergência no pronto-socorro para casos de AVC é essencial para garantir a sobrevivência e a recuperação dos pacientes. A equipe médica especializada, os testes de diagnóstico e os tratamentos adequados são fundamentais para garantir um resultado positivo.

Se você ou alguém que estiver próximo apresentar sintomas de AVC, como fraqueza em um lado do corpo, dificuldade para falar, visão turva ou desfocada, dor de cabeça repentina e intensa, disfunção ou perda de equilíbrio, é importante procurar ajuda médica imediatamente.

A rápida avaliação neurológica para determinar a extensão do dano cerebral e o tratamento necessário são importantes porque aumentam as chances de recuperação e minimizam os danos ao cérebro. Conher os sintomas do AVC e agir rapidamente em caso de emergência, chamando imediatamente o serviço de emergência ou levando até um pronto atendimento qualificado será decisivo para esse paciente.

Além do AVC descubra também quais são as Quatro ocorrências mais recorrentes no pronto atendimento em neurologia.

O Hospital São Camilo Fortaleza conta com um Pronto atendimento completo para casos de AVC:
O Funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. E nos demais horários com escala de sobreaviso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress