Você sabe o que é a cirurgia metabólica? Esse assunto tem sido cada vez mais discutido, mas ainda existem muitas dúvidas, curiosidades, verdades e mitos sobre esse procedimento.
Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações para esclarecer dúvidas sobre a cirurgia metabólica, como funciona, quais os benefícios e em que situações é indicada. Confira a seguir!
Cirurgia metabólica: o que é e como funciona?
O número de diabéticos no Brasil e em outros países está crescendo a ponto de a doença ser considerada uma pandemia não infecciosa.
A condição é dividida em duas categorias: diabetes tipo 1, ligada ao sistema imune, que acontece quando as células do corpo que são responsáveis pela defesa atacam outras que sintetizam a insulina que é produzida no pâncreas.
Na diabetes tipo 2, a produção de insulina não consegue o controle total dos açúcares que você ingere. Inicia-se com resistência a insulina, ou seja, ela não faz o efeito esperado que é retirar o excesso do sangue e colocar no interior das células para o devido uso. Resultado: a glicose vai se acumulando no sangue e causando problemas em órgãos-alvo, mais suscetíveis como os rins, os olhos, coração, os nervos e vasos sanguíneos.
A cirurgia metabólica consiste em um procedimento cirúrgico no trato gastrointestinal, onde o principal objetivo é tratar a diabetes, e como consequência, a obesidade também que está muito associada.
Nessa cirurgia, o paciente passa por uma mudança no aparelho digestivo, semelhante ao bypass gástrico o que promove alterações na produção de hormônios gastrointestinais, que passam a regular melhor a diabetes.
Essa cirurgia metabólica é destinada a pacientes que têm diabetes tipo 2 de difícil controle (uso de vários medicamentos e até doses de insulina elevadas) e IMC (Índice de Massa Corporal) maior do que 30, caracterizando obesidade.
Para fazer a cirurgia eles precisam estar em tratamento e não ter sucesso com o controle da glicemia mesmo em uso regular dos medicamentos.
Através da cirurgia metabólica é possível controlar alguns tipos de doenças além da diabetes, como a obesidade, hipertensão, colesterol alto e esteatose hepática.
Principais dúvidas sobre essa cirurgia
Possui o mesmo objetivo da cirurgia bariátrica?
Mesmo que alguns procedimentos sejam realizados a partir da mesma técnica de cirurgia, os objetivos das cirurgia metabólica e cirurgia bariátrica são diferentes. Enquanto a cirurgia bariátrica possui foco na perda de peso, a cirurgia metabólica objetiva o controle da diabetes.
Além disso, a cirurgia metabólica também acaba contribuindo para o emagrecimento dos pacientes, melhorando a alimentação e o estilo de vida.
Todas as pessoas acima do peso podem fazer?
Para que o paciente possa fazer a cirurgia metabólica não basta apenas estar acima do peso, mas ter diabetes tipo 2, IMC entre 30 e 34,9, ser maior de 30 anos e menor do que 70, ter diabetes há menos de 10 anos, ter tentado outros tipos de tratamentos mas não ter obtido sucesso e não ter contraindicações a cirurgia.
Essa cirurgia é liberada no país?
Durante alguns anos, a cirurgia metabólica foi feita como um tratamento em fases experimentais, como uma alternativa a outros. Mas, a partir do ano de 2017, o Conselho Federal de Medicina reconheceu essa cirurgia como um dos tratamentos mais eficientes para os pacientes que possuem diabetes tipo 2.
Essa cirurgia pode curar a diabetes?
Até então, a cirurgia metabólica é o único tratamento capaz de diminuir o diabetes tipo 2 do paciente. Cerca de 90% dos pacientes que já foram operados tiveram remissão da doença por 10 a 15 anos no pós operatório, além de terem a diabetes controlada.
Não se pode dizer que a cirurgia metabólica é capaz de curar a diabetes por si só, mas com a junção de mudança de hábitos e outros fatores associados, é possível ter um melhor controle sem uso de medicamentos ou doses bem inferiores ao que estava em uso.
É possível tratar outras doenças?
A partir da cirurgia metabólica, mesmo que o principal objetivo seja o controle da diabetes, é possível controlar e tratar outros tipos de doenças, trazendo uma melhora na qualidade de vida do paciente.
O controle de peso, os níveis de colesterol ruim menores e colesterol bom maiores, controle da hipertensão e apneia do sono são alguns dos benefícios observados a partir desse procedimento.
Principais diferenças entre a cirurgia metabólica e bariátrica
Como dissemos, é comum que as pessoas confundam esses dois tipos de procedimentos ainda e não saibam as diferenças entre eles. Mesmo que os procedimentos sejam similares, os objetivos de cada cirurgia são diferentes.
A cirurgia bariátrica possui o principal objetivo a redução do peso do paciente, enquanto a cirurgia metabólica possui objetivo de tratar diabetes e outras doenças que estejam associadas à obesidade, como dislipidemia, hipertensão, gordura no fígado, refluxo ou apneia do sono.
Quando falamos sobre o procedimento da cirurgia bariátrica, também nos referimos a uma cirurgia em que a redução do peso é o principal objetivo, mas a melhora das doenças associadas também podem ser observadas.
A cirurgia metabólica, por sua vez, é um tratamento que possui como meta controlar a diabetes tipo 2, principalmente quando a doença está progredindo e os tratamentos com medicamentos, dieta e exercícios não estão sendo eficazes.
Maiores benefícios da cirurgia metabólica
Na realização da cirurgia metabólica, o tamanho do estômago do paciente é diminuído, assim como a trajetória em que o alimento percorre no aparelho digestivo também é alterada. Mas, quais os benefícios disso para a saúde do paciente?
Quando as transformações anatômicas são feitas no paciente, é possível que haja um aumento da quantidade de diversos hormônios que estão relacionados a regulação do açúcar no organismo e do metabolismo.
Além disso, a cirurgia metabólica também ajuda a controlar a fome, traz mais saciedade e traz outros benefícios para o corpo. Assim, além do paciente sentir uma diminuição no desejo de comer, também é possível que ele se sinta ainda mais satisfeito, mesmo com uma quantidade menor de comida.
Alguns dos principais benefícios que podem ser observados a partir da cirurgia metabólica, onde acontece a secreção dos hormônios, a remissão de outras doenças graves e o controle delas, podemos citar a diabetes, hiperuricemia, hipercolesterolemia, hipertensão, síndrome do ovário policístico e esteatose hepática.
A cirurgia metabólica tem sido cada vez mais uma opção para os pacientes que se encaixam dentre os requisitos, garantindo uma melhora na sua saúde, diminuindo os sintomas de doenças e trazendo uma boa qualidade de vida.
Para que isso seja avaliado, é interessante estar em acompanhamento médico, com os exames em dia e com as comprovações que outros tratamentos não tiveram eficácia contra a doença.
Consulte um especialista no São Camilo Fortaleza, agende uma consulta e saiba mais sobre o assunto!
Para continuar se informando sobre esses e outros temas relacionados à saúde, acesse nosso blog.