logo

Câncer de próstata: 10 sintomas mais comuns

  • 74 Views

O câncer de próstata é um dos que mais atinge a população masculina no Brasil, é o segundo mais diagnosticado, com uma porcentagem de 29% dos diagnósticos, fica atrás somente do câncer de pele. A população idosa é a mais propensa a doença, já que 75% dos casos no mundo acometem homens com mais de 65 anos. No entanto, é preciso estar atento, pois, a doença pode acometer os homens a partir dos 40 anos.

A doença só atinge o sexo masculino, pois, ocorre em um pequeno órgão que fica abaixo da bexiga e à frente do reto e que só os homens têm. Por isso, é muito importante conhecer os sintomas para agir a tempo. Afinal, quanto mais cedo a doença for descoberta e tratada, maiores são as chances de cura. Hoje, nós vamos te explicar sobre quais são os sintomas mais comuns do câncer de próstata, para que você fique atento e consiga ajuda caso perceba alguma irregularidade.

Conheça os sintomas mais comuns do câncer de próstata

Lembrando que, se notar qualquer um desses sintomas, o ideal é procurar um médico imediatamente para realizar os exames de rotina e verificar se há algum problema de fato.

Os sintomas mais comuns são:

Micção frequente

Você sente vontade de ir ao banheiro constantemente? Principalmente no período da noite? Esse é um sintoma do câncer de próstata e se você sente vontade de ir e urina mais do que o normal, esse também é sintoma, fique atento.

Sangue na urina ou no sêmen

Um dos sinais de que está tudo bem com nosso corpo é a urina transparente. Por isso, caso perceba a presença de sangue, procure um médico quanto antes!

Queimação na uretra

Você sente uma sensação de queimação no canal por onde passa a urina e o esperma? Isso não é normal. Por mais que a sensação passe posteriormente, é importante procurar ajuda médica para entender o que está ocorrendo. Se essa sensação for recorrente, esse é um sinal de alerta, pois isso ocorre quando a doença já está avançada.

Dor nos órgãos do sistema reprodutor

Outro sintoma que deve acender uma luz de alerta é sentir dor na pelve, nos testículos, na parte inferior das costas ou nas coxas. Ou seja, na região da pélvis e em suas adjacências. Caso perceba alguma dessas dores, procure um médico.

Outros sintomas comuns do câncer de próstata são:

  • Ardência ou dor ao urinar;
  • Dificuldade para começar ou parar de urinar;
  • Jato de urina fraco ou intervalada;
  • Disfunção erétil;
  • Dor ao ejacular;
  • Sensação de que a bexiga não esvaziou;

Esses sintomas são bem característicos da doença, por isso, ao notá-los é importante procurar um médico urologista de imediato.

Tratamento do câncer de próstata

A forma de tratar a doença vai depender do estágio em que ela se encontra e também da idade do paciente. Existem diferentes tipos de tratamento e eles podem ser realizados de forma combinada ou não.

Caso o tumor esteja localizado apenas na próstata, pode ser indicada a retirada por completa da glândula através da prostatectomia radical, a cirurgia pode ser realizada da forma convencional (com um corte via perineal) ou por um robô de forma assistida.

Outra possibilidade de tratamento é a radioterapia e em casos mais extremos, quando não houver uma resposta positiva aos outros sintomas, o paciente pode ser submetido a quimioterapia.

No entanto, como já explicamos, tudo depende do tamanho do tumor (em que estágio ele está) e também da idade do cliente.

Fatores de risco da doença

A doença é mais comum em homens acima dos 50 anos de idade, por isso, é crucial que após essa idade (e até mesmo antes) se realize exames de rotina, para garantir que está tudo certo.

Outro fator de risco é o histórico familiar. Por isso, se alguém da sua família já foi diagnosticado com a doença, as chances de que você a desenvolva são maiores. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada e as visitas ao médico regulares. E o mesmo vale para históricos de câncer de mama na família, isso também aumenta as chances de um câncer de próstata.

Existem formas de prevenir o câncer de próstata?

Já foi comprovado que seguir uma dieta saudável, com alta ingestão de frutas, verduras, grãos e cereais ajudam a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas. Por isso, o mais indicado para a prevenção é seguir um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios frequente.

Outra indicação que não pode ser ignorada é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar, já que o tabagismo contribui para o desenvolvimento de várias doenças, inclusive do câncer.

O ideal é aderir a um estilo de vida saudável e realizar visitas ao médico rotineiramente. Os homens vivem cerca de 7 anos menos que as mulheres e essa diferença se deve também a preocupação e cuidado com a saúde. Os homens são famosos por fugirem do médico e principalmente do exame essencial para diagnosticar o câncer de próstata, o toque retal.

No entanto, essa negligência favorece o desenvolvimento de doenças silenciosas como é o caso do câncer de próstata. E quanto mais tarde a doença é diagnosticada, mais complexo é o tratamento e menores as chances de cura.

Principalmente nos casos de câncer de próstata, pois em 95% dos casos, a doença não manifesta sintomas na fase inicial, apenas quanto já está avançada. Isso torna a visita ao médico ainda mais necessária, para garantir a maior chance de tratar e eliminar a doença. Por isso, se você tem um ou mais dos sintomas citados, nossa recomendação é que procure um médico o quanto antes para investigar o seu caso.

Quer se informar mais sobre a doença e ir mais a fundo no assunto? Então confira o e-book “Mitos e verdades acerca do câncer de próstata” que preparamos para tirar algumas dúvidas frequentes sobre o assunto.

Esperamos que o conteúdo compartilhado tenha ajudado a elucidar melhor sobre a doença e seus sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.