Saiba mais sobre os tipos de câncer

Você sabia?

mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que derivam do crescimento desordenado de células. Leia mais sobre o surgimento dessa doença:  como surgiu o câncer?

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células que temos em nosso corpo. Os carcinomas, por exemplo, começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas. Já os sarcomas tem origem nos tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem. As leucemias começam no tecido que produz o sangue, como a medula óssea. Linfomas e Mielomas começam nas células do sistema imunológico. Os cânceres do Sistema Nervoso Central começam nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.

Pode levar anos para que uma célula cancerosa se multiplique e forme um tumor, processo chamado de oncogênese ou carcinogênese e que é iniciado devido a efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos. 

Alguns dos agentes cancerígenos são amianto, asbesto, benzopireno, benzeno, chumbo e estireno. O cigarro por exemplo tem entre suas mais de 4 mil substâncias químicas, pelo menos 70 agentes cancerígenos.

Os fatores de risco também aumentam a incidência da doença:

  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Alcoolismo
  • Alimentação não saudável
  • Exposição excessiva ao Sol
  • Exposição à radiação
  • Exposição a agentes cancerígenos
  • Uso contínuo de medicamentos hormonais

Há uma classificação dos tumores entre benignos e malignos. Os tumores benignos não são cancerígenos, mas isso não significa que não incomodem, eles podem crescer a tal ponto que chegam a pressionar tecidos e órgãos saudáveis. Diferente dos tumores malignos, os benignos não causam metástase, ou seja, não se espalham pelo corpo.

Mesmo o tratamento de tumores malignos, quando diagnosticados precocemente, apresentam boa chance de sucesso.

Metade dos homens e um terço das mulheres terá algum tipo de câncer em algum momento da vida. Para alguns tipos de tumores, exames de rastreamento podem ser realizados aumentando as chances de cura.

plugins premium WordPress