Os perigos da hipertensão arterial: um mal silencioso

os-perigos-da-hipertensao-arterial-um-mal-silenciosoA hipertensão arterial popularmente conhecida como pressão alta é uma doença crônica e degenerativa. Se refere à ação exercida pelo sangue bombeado pelo coração contra as paredes internas dos vasos. Quando os valores máximo e mínimo são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9), fazendo com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para fazer a distribuição do sangue no corpo, a pessoa é considerada hipertensa.

Embora a maior parte dos pacientes não apresentem sintomas, dor de cabeça, falta de ar, palpitações, zumbido no ouvido e tontura ocorrem em casos de subida abrupta da pressão.

A prevalência desta patologia é maior nos homens até 50 anos, após esta faixa, quanto maior a idade, maior a prevalência de hipertensão nas mulheres. Como resultado, cerca de 60% das mulheres são hipertensas após os 75 anos. Mulheres negras têm índice superior de até 130% em relação às brancas.

Esta doença silenciosa atinge cerca de um bilhão de pessoas no mundo. No Brasil, cerca de 35% das pessoas apresentam a enfermidade apesar de ela representar o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Também é um fator de risco para outras enfermidades, como insuficiência renal, falência dos rins, demência e alterações na visão.

Mas as doenças cardiovasculares se evidenciam, já que são as que mais matam no mundo. Analisando atestados de óbito, a hipertensão desencadeou 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos ataques cardíacos em 2017.

Neste mesmo ano, o Brasil registrou 141.878 mortes devido a hipertensão ou a causas atribuíveis a ela. Segundo esses dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, todos os dias 388,7 pessoas se tornam vítimas fatais da doença, o que significa 16,2 óbitos a cada hora. 37% dessas mortes são de pessoas com menos de 70 anos de idade, e boa parte delas são evitáveis.

O sódio é o principal componente do sal de cozinha e um dos principais vilões da doença. Os brasileiros consomem mais do que o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde, enquanto a recomendação é de que o consumo diário não ultrapasse os 4g, nós consumimos cerca de 10 a 12g ao dia. Reduzir o consumo de sal é primordial para prevenção e controle desta doença. O tabagismo, a obesidade, o estresse, o colesterol alto, o sedentarismo, a poluição e o diabetes também precisam ser evitados. Medidas como adotar um estilo de vida saudável desde a infância até a terceira idade e a realização de exames de saúde rotineiros pelo menos uma vez no ano contribuem para a prevenção da Hipertensão.

O Hospital São Camilo Fortaleza oferece pronto atendimento em Cardiologia 24h. Uma equipe multiprofissional e equipamentos de alta tecnologia para a realização de exames propiciam um diagnóstico ágil e preciso para que intervenções sejam realizadas rapidamente quando necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress