Todos juntos na luta contra o câncer de mama
O Outubro Rosa é o mês da luta contra o câncer de mama e nos lembra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do câncer de mama. 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, corresponde a 29% dos novos casos da doença ao ano.
O autoexame e a mamografia anual devem ser realizados pelas mulheres a partir dos 40 anos, a partir dos 35 anos para mulheres com risco aumentado, estes são os maiores aliados no diagnóstico precoce. |
Infelizmente não ter histórico de câncer de mama na família não é uma garantia de que você não terá. 85% das mulheres com câncer de mama não tem histórico familiar. Fique atenta! |
Como o Câncer de Mama Começa?
As células mamárias se tornam cancerígenas quando sofrem mutações no DNA, essas mutações podem ser de caráter hereditário ou adquiridas. Muitos fatores de risco aumentam a chance de células normais tornarem-se cancerígenas, os hormônios desempenham um papel importante em alguns tipos de câncer de mama.
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos. O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo. Mas qualquer alteração deve ser comunicada imediatamente ao médico, ainda que uma mamografia ou exame clínico tenha sido realizado recentemente. Toda atenção é necessária, já que algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum desses sinais e sintomas. É importante sempre observar seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano.
Sinais e sintomas do câncer de mama:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- Nódulo único endurecido.
- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
- Dor na mama ou mamilo.
- Inversão do mamilo.
- Eritema (vermelhidão) na pele.
- Edema (inchaço) da pele.
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
- Linfonodos aumentados
Qual o melhor período para avaliar as mamas?
Se você ainda menstrua, a melhor época do mês para avaliar as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Para quem já passou a menopausa, o autoexame pode ser feito em qualquer época do mês.
Posso ter filhos após o câncer de mama?
O câncer de mama é mais frequente em mulheres mais velhas. Apesar de muitas mulheres engravidarem mesmo após o tratamento do câncer de mama, como o tratamento pode afetar de maneira importante a fertilidade, uma mulher jovem que deseja engravidar deve conversar com seu médico sobre todas as opções antes de iniciar o tratamento. Como cada caso é único, somente o seu médico poderá analisar e recomendar o tempo ideal para tentar engravidar, em geral a orientação é aguardar 2 anos após o término do tratamento.
Faça o autoexame sempre. Estar atenta à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Se toque!