A chegada de um bebê é um momento especial, ansiosamente esperado e desejado, mas também temido. Nos primeiros dias mãe e bebê começam a se conhecer e aos poucos vão criando vínculos, estabelecendo rotinas até o ponto onde a mãe se sente mais segura em relação às necessidades do seu bebê.
De repente, de um dia para o outro, o comportamento do bebê muda. O sono sofre alteração, o horário e frequência das mamadas pode mudar, o bebê fica mais agitado e exigente, precisando mais do colo da mãe e do pai. Essa é a loucura dos primeiros dias do salto de desenvolvimento.
O saltos de desenvolvimento se referem a períodos que ocorrem na vida do bebê de tempos em tempos quando eles estão adquirindo uma nova habilidade. Como o cérebro do bebê ainda não está completamente desenvolvido, ao ampliar sua capacidade e aprender novas competências como rir, descobrir as mãos, os pés, aprender a engatinhar, andar, seu cérebro demora um período para se adaptar. Com a mudança nos sistemas perceptivo e cognitivo, o bebê passa a ter sentimentos de insegurança e angústia.
Neste período de salto na maturidade neurológica o bebê mais necessita do colo e do peito da mãe. Afinal, o bebê entende a mãe como uma extensão do seu próprio corpo. Para os pais pode ser um período bastante cansativo, mas é preciso paciência e compreensão.
O melhor a ser feito é não limitar o colo, o peito, o contato que acalmará levando segurança ao bebê. Estes são períodos essenciais para estreitar ainda mais o vínculo.
Cada bebê é um universo próprio, e portanto os saltos de desenvolvimento podem acontecer um pouco antes ou um pouco depois dos períodos listados aqui, mas podemos mais ou menos prevê-los de acordo com a orientação abaixo:
- 5 semanas – 1 mês
- 8 semanas – 2 meses
- 12 semanas – 3 meses
- 19 semanas – 4 meses
- 26 semanas – 6 meses
- 37 semanas – 8 meses
- 46 semanas – 10 meses
- 55 semanas – 12 meses
- 64 semanas – 14/15 meses
- 75 semanas – 17 meses
Durante estas fases os bebês têm alguns comportamentos característicos:
- De uma hora para a outra o bebê começa a acordar várias vezes durante a noite para mamar e só volta a dormir na companhia da mãe ou do pai;
- Fica mais carente, pedindo colo e o carinho da mãe em diversos momentos, do dia e da noite;
- Come ou mamar menos;
- Recusa o colo das outras pessoas;
- Começa a fazer coisas novas, como: sorrir, segurar os objetos com as mãos, firmar a cabeça, sentar, engatinhar, caminhar, etc.;
- Ao final da crise o bebê demonstra felicidade pela superação da crise e aquisição de novas habilidades.
Nem sempre é fácil, mas respire fundo, dê o suporte que o seu bebê precisa e saiba que esta fase vai passar e você verá o desenvolvimento e as novas aptidões com muita alegria. Brinque, beije, abrace, cuide, estes ciclos são de suma importância e terão reflexos na relação de vocês por toda a vida.