Um novo plano a cada dia

 

Um novo plano a cada diaDiretor técnico do Hospital São Camilo Fortaleza

Madison Mont’Alverne

Ainda não acabou, mas já acumulamos muito aprendizado neste primeiro mês de combate à pandemia do novo coronavírus no Ceará. Sem dúvida, o sistema de saúde, bem como toda a população, sairá fortalecido dessa crise, basta que esta seja a nossa escolha. Estamos enfrentando um novo inimigo, descobrindo suas armas, desvendando suas estratégias e, principalmente, buscando identificar seu calcanhar de Aquiles.

Em meio à guerra contra o vírus, os profissionais da saúde lutam para salvar o maior número de vidas, enquanto lida com mudanças repentinas, sabendo que o que valeu para ontem pode ser não mais aplicado hoje ou amanhã. Sem muito tempo para parar, estamos parando sempre, para rodar constantemente o PDCA, ferramenta de qualidade para controlar os processos e solucionar os desafios que surgem.

A cada dia, se preciso for, traçamos um novo planejamento, executamos, verificamos e agimos. Não somos heróis, mas precisamos de muita força física e emocional para colocar em prática nosso compromisso de cuidar do maior bem de um ser humano: a saúde.

Graças a esta pandemia, não somos mais os mesmos. Nem o hospital é o mesmo, porque a estrutura física foi uma das primeiras a ser modificada para lidar com o vírus. Nova recepção, nova triagem, mais leitos de isolamento, mais leitos de UTI, maior proteção aos profissionais da saúde, integração com outros hospitais. Ninguém solta a mão de ninguém, mesmo agora, quando não podemos tocá-las fisicamente.

Durante o combate, encontramos tempo e meios para realizar treinamentos sistemáticos das nossas equipes. O cuidado com o paciente, mais do que nunca, se estende para a família, que necessita de apoio psicológico para lidar com a necessidade do isolamento.

Um mês já se passou. Agora é hora de continuar aprendendo e crescendo, para vencer esta guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress