Todo bebê precisa aprender a extrair o leite do peito de forma eficiente. Quando o bebê tem uma pega adequada, forma-se um vácuo necessário para manter a aréola dentro da boca do bebê. O modo como mãe e bebê se posicionam durante a mamada e a sucção do bebê são fatores determinantes para que o bebê consiga retirar o leite de maneira eficiente e sem machucar os mamilos.
A má pega dificulta o esvaziamento da mama e acarreta na diminuição da produção do leite. Um bebê com pega inadequada pode não ganhar o peso esperado ainda que permaneça longo tempo no peito. Quando isto ocorre ele pode ser capaz de obter o leite anterior, mas tem dificuldade de retirar o leite posterior, mais calórico, que propicia o ganho de peso.
Alguns itens podem ser observados para garantir que a técnica de amamentação esteja adequada:
- As roupas da mãe e do bebê são adequadas, sem restringir movimentos? Recomenda-se que as mamas estejam completamente expostas, sempre que possível, e o bebê vestido de maneira que os braços fiquem livres.
- A mãe está confortavelmente posicionada, relaxada, bem apoiada, não curvada para trás nem para a frente? O apoio dos pés acima do nível do chão é aconselhável (uma banquetinha pode ser útil).
- O corpo do bebê se encontra bem próximo do da mãe, todo voltado para ela, barriga com barriga?
- O corpo e a cabeça do bebê estão alinhados (pescoço não torcido)?
- O braço inferior do bebê está posicionado de maneira que não fi que entre o corpo do bebê e o corpo da mãe?
- O corpo do bebê está curvado sobre a mãe, com as nádegas firmemente apoiadas?
- O pescoço do bebê está levemente estendido?
- A mãe segura a mama de maneira que a aréola fique livre? Não se recomenda que os dedos da mãe sejam colocados em forma de tesoura, pois dessa maneira podem servir de obstáculo entre a boca do bebê e a aréola.
- A cabeça do bebê está no mesmo nível da mama, com o nariz na altura do mamilo?
- A mãe espera o bebê abrir bem a boca e abaixar a língua antes de colocá-lo no peito?
- O bebê abocanha, além do mamilo, parte da aréola (aproximadamente 2cm além do mamilo)? É importante lembrar que o bebê retira o leite comprimindo os seios lactíferos com as gengivas e a língua.
- O queixo do bebê toca a mama?
- As narinas do bebê estão livres?
- O bebê mantém a boca bem aberta colada na mama, sem apertar os lábios?
- Os lábios do bebê estão curvados para fora, formando um lacre? Para visualizar o lábio inferior do bebê, muitas vezes é necessário pressionar a mama com as mãos.
- A língua do bebê encontra-se sobre a gengiva inferior? Algumas vezes a língua é visível; no entanto, na maioria das vezes, é necessário abaixar suavemente o lábio inferior para visualizar a língua.
- A língua do bebê está curvada para cima nas bordas laterais?
- O bebê mantém-se fixado à mama, sem escorregar ou largar o mamilo?
- As mandíbulas do bebê estão se movimentando?
- A deglutição é visível e/ou audível?
Observe estes itens durante a amamentação e corrija o que não estiver de acordo. O leite materno é um alimento completo e o ideal para a nutrição de qualquer criança.
Confira mais informações sobre o leite materno.