Quais os sintomas da COVID-19

Quais os sintomas da COVID-19Quais os sintomas da COVID-19. O novo coronavírus está se disseminando rapidamente, já são mais de 3 milhões de casos em todo o mundo. Do início da epidemia até agora novos sintomas foram sendo observados por médicos dos cinco continentes.

De fato há um conjunto de sintomas que se sobressai e impacta o maior número de infectados, mas também há uma parcela de sintomas que atingem uma parte menor dos doentes, e nem por isso devem ser ignorados.

Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. A doença parece começar com uma febre, geralmente seguida de uma tosse seca e após uma semana leva a falta de ar. Uma parte dos pacientes também sentem dor, congestão nasal, coriza, garganta inflamada, dor de estômago, náuseas, vômitos ou diarréia. Esses sintomas geralmente são leves e aparecem gradualmente. 

80% das pessoas não apresentam sintomas e se recuperam da doença sem precisar de tratamento especial. Já no outro extremo, cerca de 1 em cada 6 pessoas infectadas pela COVID-19 desenvolvem uma doença grave e têm dificuldade para respirar. As pessoas idosas e as que têm condições médicas subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, e gestantes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Cerca de 2% das pessoas que contraíram a doença morreram.

A COVID-19 se espalha rapidamente através de gotículas respiratórias originadas da tosse de uma pessoa contaminada, ainda que ela esteja nos estágios iniciais da doença e apresente uma tosse leve e não se sinta doente, está expelindo o vírus e infectando outras pessoas.

Até o momento a orientação é que em caso de suspeita de COVID-19 o paciente permaneça tomando todos os cuidados em casa, em isolamento, e só procure por ajuda médica com o agravamento dos sintomas como a dificuldade de respirar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress