A retomada da economia pede cuidados redobrados: veja o que fazer na sua empresa

A retomada da economia pede cuidados redobradosO plano de retomada da economia do Governo do Estado do Ceará, implementado no dia 1º deste mês inclui a abertura de alguns negócios com quadro de pessoal reduzido. Os números de internações e óbitos reduzidos, e o aumento da disponibilidade de leitos e respiradores na capital permitiram que o plano fosse iniciado com o retorno de atividades de alguns setores como da construção civil, da indústria e parte do comércio.

Apesar dos índices promissores, os cuidados ainda são imprescindíveis já que até o momento não há tratamento ou vacina contra a Covid-19.

Empregadores precisam ter um plano que proteja tanto funcionários como clientes a fim de evitar que uma nova onda de contaminação do novo coronavírus se propague.

Protegendo seus funcionários:

Considere aumentar o espaço físico entre funcionários e clientes, instale anteparas e coloque indicadores no chão que marquem intervalos de pelo menos 2m.

Limpe e desinfete as superfícies tocadas por várias pessoas várias vezes ao dia. Incluindo maçanetas, mesas, telefones, interruptores de luz e torneiras.

Designe uma pessoa para percorrer todo o local de trabalho constantemente para limpar e desinfetar superfícies.

Defina intervalos para que os funcionários possam lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Desinfetante para as mãos contendo pelo menos 70% de álcool deve ser usado se água e sabão não estiverem disponíveis.

Tenha alguém para substituir momentaneamente os caixas e os funcionários de atendimento ao cliente, caso precisem lavar as mãos.

Os funcionários devem seguir as seguintes medidas para se protegerem  no trabalho:

Seguir as políticas e procedimentos do empregador relacionados a doenças, limpeza e desinfecção.
Ficar em casa se estiver doente, exceto para procurar atendimento médico.
Manter uma distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas

Entender que nenhuma pessoa com sintomas deve estar presente no local de trabalho. Os funcionários devem informar seu supervisor se eles ou seus colegas tiverem sintomas no trabalho, especialmente febre, tosse ou falta de ar .

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar, ou depois de estar em um espaço público.

usar desinfetante para as mãos contendo pelo menos 70% de álcool se água e sabão não estiverem disponíveis.

Evitar tocar seus olhos, nariz e boca.

Evitar, na medida do possível, trocar apertos de mão e tocar superfícies de contato frequentes em locais públicos, como botões de elevador, maçanetas e trilhos, entre outros.

Minimizar o manuseio de dinheiro, cartões de crédito e dispositivos móveis ou eletrônicos, quando possível.

Praticar o distanciamento social mantendo pelo menos 2 metros de distância de seus colegas de trabalho, clientes e visitantes, quando possível.

Evitar todas as viagens não essenciais.

Limpar e desinfetar equipamentos e máquinas:

As evidências atuais indicam que o vírus que causa o COVID-19 pode permanecer por horas ou dias em superfícies de diferentes materiais. Sendo assim, é possível que uma pessoa pegue o COVID-19 tocando em uma superfície ou objeto que tenha o vírus e depois levando a mão à sua boca, nariz ou olhos.

Se houver suspeita de que máquinas ou equipamentos estejam contaminados, primeiro limpe as superfícies sujas com água e sabão. Em seguida, desinfete com produtos que atendam aos critérios da superfície a ser limpa.

No caso de papéis ou superfícies macias (porosas) que não possam ser limpas, isole por no mínimo 24 horas antes de tocá-los. Isole superfícies duras (não porosas) que não possam ser  limpas e desinfetadas  por no mínimo 7 dias antes de tocá-las. Disponibilizar lenços descartáveis ??e lixeiras de resíduos sem contato.

Fornecer água e sabão no local de trabalho. Se não houver água e sabão, um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool. Se as mãos estiverem visivelmente sujas, o ideal e optar por sabão e água em vez do desinfetante para as mãos.

Coloque o desinfetante para as mãos em vários locais para incentivar boas práticas de higiene das mãos.

Incentive os funcionários a ficar em casa se estiverem doentes, destaque a importância da higiene das mãos e mostre o protocolo para tossir e espirrar na entrada do local de trabalho e em outras áreas do local de trabalho onde é provável que funcionários os veem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress