A inflamação é uma resposta natural

inflamação é uma resposta natural do nosso organismoO que é a inflamação?

A inflamação é uma resposta natural do nosso organismo, especificamente do nosso sistema imune, a algum ataque ou ferimento. É um importante mecanismo de defesa que visa eliminar agentes estranhos e regenerar o tecido lesado.

Os sinais da inflamação são bastante característicos: calor, rubor, edema, dor e limitação funcional. O calor que sentimos ao encostar em algum local inflamado é uma consequência, principalmente, da vasodilatação que leva maior fluxo de sangue à região aumentando a temperatura. O rubor também decorre da vasodilatação, uma vez que o diâmetro  dos vasos ficam aumentados causando esta hiperemia.

O edema, inchaço característico de regiões inflamadas, acontece quando algumas substâncias como o fluído, que pode conter água e proteínas, saem do vaso e se acumulam aumentando o volume da região.

Já a dor sentida em regiões inflamadas decorrem de duas razões: a primeira é que o edema comprime estruturas nervosas gerando o quadro doloroso. A segunda razão é que algumas substâncias como bradicinina e prostaglandinas são liberadas causando o aumento da sensibilidade dolorosa.

A limitação funcional é explicada pela dor e pelo edema que dificultam a realização de atividades normais ao indivíduo. Além destes sintomas, não é rara a ocorrência de febre, que resulta da liberação de citocinas.

O processo inflamatório está presente nas mais diversas doenças, desde um pequeno corte até uma pneumonia ou um câncer. Apesar de existir para promover a cura da lesão tecidual, quando ativada de forma excessiva ou persistente, a inflamação pode causar o comprometimento de órgãos e sistemas, levando à descompensação, disfunção orgânica e morte.

plugins premium WordPress